Sexta .NET – Aula 3 – Lógica de Programação

Continuando a aula anterior, apenas com um divisor de águas e facilitando para o pessoal que já conhece o Visual Studio aqui vai nossa aula de sexta.

Tipos de Dados

Variáveis Por Valor (Value Types)
Armazenado na memória Stack.
Trabalha com dados diretamente.
Não pode ser nulo.
Exemplo:
Inteiros
Decimais
Booleanos
Estruturas
Enumeradores

Por Referência (reference types)
Contém uma referência a um ponteiro na memória Heap.
Pode ser nulo
Exemplo:

  • Vetores
  • Textos
  • Instâncias de Classes
  • Classes

Boxing e Unboxing

int i = 123; // Tipo por valor
object O; // Tipo por referência
O = i; // Causa “boxing”
string S;
S = O.ToString() // Chama via O
int x;
x = (int) O; // Faz “unboxing”

Boxing e Unboxing

int i = 123; // Tipo por valor
object O;
O = i; // Causa “boxing”
string S; // Tipo por referência
S = O.ToString(); // Chama via O
int x;
x = (int) O; // Faz “unboxing”

OPERADORES

Estruturas de controle de fluxo

if … else if … else
A cláusula if ocorre apenas uma vez
A cláusula else if pode ocorrer nenhuma ou várias vezes
A cláusula else é opcional.

switch … case
Estruturas de decisão caracterizadas pela possibilidade de uma variável possuir vários valores.
A cláusula switch ocorre uma vez
A cláusula case pode ocorrer uma ou várias vezes
default é opcional.

for
Estrutura de repetição caracterizada pela existência de três parâmetros:
Valor inicial
Condição para parada das iterações
Quantidade de incrementos/decrementos a cada iteração

while
Estrutura de repetição que realiza as operações desejadas enquanto a condição especificada for verdadeira.

do … while
Estrutura de repetição semelhante à anterior, com o diferencial de que as condições são verificadas no final da execução
Permite que as operações especificadas sejam executadas pelo menos uma vez.
Necessita do caracter “;” no final da estrutura

foreach
Estrutura de repetição que é utilizada para percorrer coleções, ou seja, o laço de repetição continuará até que o último item da coleção seja testado.

Convertendo

Tratamento de Exceções

try … catch … finally

Por enquanto é só!
Na próxima sexta estaremos falando sobre: Lógica de Programação Parte II

Um comentário sobre “Sexta .NET – Aula 3 – Lógica de Programação”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *